segunda-feira, 25 de maio de 2009

COMPOSIÇÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES PAULINAS I

COMPOSIÇÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES PAULINAS

BASEADO NO LIVRO HISTÓRIA SOCIAL DO PROTOCRISTIANISMO, DE EKKEHARD W. STEGEMANN, E WOLFGANG STEGEMANN PUDE TER UMA IDÉIA DE QUE NAS COMUNIDADES PAULINAS ENCONTRAVA-SE UMA DIVERSIDADE DAS CLASES SOCIAIS DA ÉPOCA. INDO DO ESTRATO SUPERIOR ATÉ O INFERIOR.
ESSA ERA UMA DAS QUESTÕES MAIS DELICADAS PARA PAULO, QUE TANTO INSTRUIA OU RICO COMO AO POBRE COMO DEVERIA AGIR UM COM O OUTRO, NUMA COMUNIDADE ONDE TANTO HAVIA O ESCRAVO, COMO O SENHOR DE TERRAS, ONDE PODEMOS VER NA CARTA A FILEMOM QUE ERA UM PROPRIETARIO DE TERRAS E DE ESCRAVOS, E PAULO INTERSEDE POR ONESIMO ANTE ELE ,E COMO ONESIMO, TAMBEM VIVIAM OUTROS ESCRAVOS E ALGUNS DELES SÃO CITADOS EM CARTAS PAULINAS COMO: AMPLIATO, URBANO E TARSO(RM. 6:8-22).
DO EXTRATO SUPERIOR NÃO SE TEM MUITOS RELATOS ,POREM PODEMOS DESTACAR DESSES:
*FILEMOM, EM COLOSSOS ; QUE ERA DONO DE TERRAS E DE ESCRAVOS.
* PRICILA E AQUILA, EM ROMA; CASAL JUDAICO DE ARTIFICES QUE APESAR DE NÃO SER ENQUADRADO NO ESTRATO SUPERIOR TINHA BÕAS CONDIÇÕES FINANSEIRAS.
* ESTEFANAS, EM CORINTO; TAMBEM ERA PROPRIETÁRIO DE CASAS ONDE OS CRENTES SE REUNIAM.
* FEBE, QUE TINHA PERTENSIDO AO ESTRATO SUPERIOR BEM CENCREIA, TINHA RIQUESAS COMO TAMBEM INFLUENCIAS SOCIAIS E JURIDICAS, E TAMBEM PRSTAVA AUXILIO ECONÔMICO À COMUNIDADE E A PAULO, SENDO QUE O MESMO A CHAMOU DE PATRONA (TITULO DADO A PESSOAS QUE EXERCIAM ALTORIDADE SOBRE A COMUNIDADE)
* GAIO, CIDADÃO ROMANO, POSSUIA UM CASA SUFICIENTIMENTE GRANDE PERA REUNIR TODOS OS CRENTES EM CRISTO NA CIDADE DE CORINTO.
CONFIRMANDO ASSIM UMA ESCALA SOCIAL AMPLA NAS COMINIDADES PAULINAS.

6 comentários:

  1. Interessante essas informações sobre as comunidades... gostei das informações!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as informações sobre as comunidades consideradas paulinas. Imagine a dificuldade de Paulo pregar as boas novas do evangelho que liberta em uma comunidade que tem senhor de escravos e escravos como integrantes delas.
    Muito interessante...

    É isso aí companheiros...

    Odirlei Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Por conhecer os membros da equipe, já imaginava que seu blog estivesse muito bem elaborado. Quanto ao conteúdo, certamente abre ao leitor uma nova visão acerca dos escritos paulinos ou a ele atribuídos. É grande a minha expectativa da exposição do seu conteúdo total.

    Anderson Silva

    ResponderExcluir
  4. olá equipe, meus parabéns. Está muito bom blog de vocês.
    O coteúdo abra uma nova visão sobre os textos paulinos ou atribuídos a Paulo.
    Anderson Silva

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, estou esperando mais informações. Grande abraço, fica na Paz de Javé.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  6. Sabemos que temos muita coisas para aprender sobre o corpus Paulinum. Mas a apresentação do conteúdo foi bastante produtiva para comprendemos os rumos das pesquisas sobre o apóstolo Paulo. O blog está bem elaborado e bem articulado as idéias. Fica o desejo que as informações contida posso dar novos rumos a práxis pastoral.

    Fabrício Cardozo

    ResponderExcluir