quarta-feira, 20 de maio de 2009

PALAVRAS INICIAIS

No conjunto dos livros que compõe o Novo Testamento ocupam lugar especial as 13 cartas ou epístolas consideradas como escritos paulinos. Juntamente com os evangelhos, estes livros foram os primeiros a serem aceitos nas coleções iniciais durante o processo de formação do cânon do NT. O lugar de destaque do corpus paulinum na tradição cristã justifica-se notadamente pela figura do próprio apóstolo Paulo, considerado por Rinaldo Fabris (1992) como o teórico e o organizador do cristianismo enquanto sistema teológico e Igreja universal. Raymond Brown (2004), de igual modo, considera-o como a figura mais influente na história do cristianismo depois de Jesus. O autor dos Atos dos apóstolos, provavelmente Lucas, dispensa a maior parte de sua obra para contar a trajetória do apóstolo, atribuindo-lhe uma condição de missionário modelo no contexto dos primórdios do cristianismo. Ademais, o conteúdo teológico auferido das cartas de Paulo tem fundamentado o desenvolvimento da teologia cristã ao longo da história da Igreja.


1 Tessalonicenses, Gálatas, Filipenses, Filemom, 1 e 2 Coríntios e Romanos, são consideradas por alguns biblistas[1] como epístolas protopaulinas, isto é, escritas pelo Paulo histórico, diretamente ou através de um secretário; ao passo que a autoria paulina de 2 Tessalonicenses, Colossenses, Efésios, Tito e as duas epístolas a Timóteo seriam de autenticidade discutível, portanto identificadas como deuteropaulinas, escritas provavelmente por discípulos de Paulo. Oscar Cullmann (2001), entretanto, não percebe razões suficientes para deixar de atribuir à pena de Paulo as redações de 2 Tessalonicenses, Colossenses e Efésios. A carta aos Hebreus, que por muito tempo foi incluída pela tradição entre as cartas de Paulo, já não é mais considerada como tal pela pesquisa bíblica. Em que pesem as divergências entre os estudiosos quanto à autoria paulina de alguns destes escritos, todos eles coadunam com a idéia de que estas 13 cartas estão no bojo da tradição e influência do apóstolo Paulo. Em todas elas são percebidos os temas característicos da teologia paulina, ainda que interpretados de modo específico, de acordo com a realidade de cada comunidade para a qual foram direcionadas.


Quanto à forma, a classificação dos textos paulinos tem como modelos de referência as cartas e as epístolas gregas, em relação às quais os escritos bíblicos guardam certa peculiaridade. Na literatura greco-romana as cartas eram caracterizadas pela troca de informações entre um escritor e um correspondente específico, separados um do outro pela distância. As epístolas, por sua vez, seriam escritos que, em geral, apresentavam um ensinamento moral a um público maior, sendo destinados à publicação[2]. A nosso ver, os dois gêneros influenciaram a redação paulina, de modo que, alguns dos livros aproximam-se mais das cartas, enquanto outros se assemelham mais a uma epístola. A estrutura das cartas, em geral, é constituída de fórmula introdutória, ação de graças, mensagem – núcleo principal da epístola – e fórmula conclusiva, podendo haver modificações deste esquema.


Na pesquisa sobre o corpus paulinum os estudiosos têm oferecido um destacado interesse à pessoa do autor, analisam a sua biografia e sua formação, buscando, assim, melhor compreender as relações do escritor com os contextos que o influenciaram, a saber, o grego e o judaico. Além do estudo da vida de Paulo, são cuidadosamente investigadas as comunidades destinatárias dos seus escritos, recorrendo-se a todos os registros e documentos que possam auxiliar a reconstituição do contexto histórico, social, político, cultural e religioso que engendravam os modos de ser e viver das comunidades paulinas.


Apontar um tema central no corpus paulinum é um risco do qual a maioria dos estudiosos procuram afastar-se. Entretanto, percebemos no decorrer das leituras que se concebe um acento especial à justificação pela fé. Para Mesters (2008), por exemplo, o centro da vida do apóstolo foi a busca pela justificação, primeiramente a partir da Lei e, após a experiência com o crucificado e ressureto, a partir da fé em Cristo. O conflito entre os cristãos-judeus e os cristãos-gentios também é reconhecido como uma preocupação marcante no corpus paulinum, o que de algum modo se relaciona com a temática anterior.

A título de palavras iniciais, o que fora apresentado até aqui supre a necessidade de nos apossarmos de informações básicas sobre as cartas de Paulo. Nos esforçaremos, doravante, para empreendermos algumas leituras no universo da tradição paulina, realizando recortes mais específicos, com os quais possamos trabalhar.

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[1]Georg Kümmel (1982), Raymond Brown (2004).
[2]Distinção apresentada por Deissmann apud Brown (2004).

BROWN, Raymond. Introdução ao Novo Testamento. Trad. Paulo F. Valério. São Paulo: Paulinas, 2004.
CULLMANN, Oscar. A Formação do Novo Testamento. Trad. Bertoldo Weber. 7ª ed. rev. São Leopoldo: Sinodal, 2001.
FABRIS, Rinaldo. As Cartas de Paulo. Trad. José Maria de Almeida. São Paulo: Loyola, 1992.
KÜMMEL, Georg Werner. Introdução ao Novo Testamento. Tradução da 17ª ed. por Paulo Feine e outros. São Paulo: Paulinas, 1982.
MESTERS, Carlos. Paulo Apóstolo: um trabalhador que anuncia o evangelho. 11ª ed. São Paulo: Paulus, 2008.



10 comentários:

  1. Olá pessoal...
    Muito bom o texto. Parabéns e boa pesquisa.
    Passem lá na literatura extra-canonica do movimento cristão do I e II sec.

    Abração,

    Odirlei Carneiro

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  2. Texto bem construido e referenciado, boa apresentação inicial do tema! Parabéns!

    Um abraço!

    Jorge Nery, companheiro de aprendizado!

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  3. Bom texto!!! As problemáticas situadas são instigantes para continuarmos acomanhando e debatendo com as leituras de vcs!
    Fraternalmente,
    Anísia Neta.

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  4. Olá, o que posso dizer é somente o fato de que, eu sou muito abençoada de puder estudar com vocês mais uma vez nesse semestre. Foi o maior semestre em que eu aprendi bastante com este blogs. Espero continuar com este espirito de estudos mesmo quando não estou mais com vocês.
    Beijoosssssssssssssssss

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  5. A equipe corpus paulinum foram convicentes em toda a sua explanação.
    Tarcisio

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  6. muito legal a abordagem do assunto po vcs, gostei d+, aprendi muito e fui instigado a pesqusar mais sobre esse personagem fantstico que foi o apóstolo Paulo.
    Deus abençoe vcs.

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  7. A equipe esta de parabens, pois o assunto abordado foi apresentado satisfatoriamente deixando claro a linha de pesquisa.

    João Batista Filho

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  8. O texto esta bem elaborado.E apresenta informações preciosas sobre a pessoa do apóstolo Paulo que deixou um precioso legado para a história da critandade.

    Vicente Costa Sena.

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  9. Querro Parabenizar a turma pelo trabalho desenvolvido em sala de aula e aqui no Blog. Trabalho com esse nivel de pesquisa, só nos ajuda a gregar conhecimento. Por isso, quero deixar aqui minha saudação de gratidão pela BELA apresentação em equipe. Um Forte Abraço em todos e até o proximo semestre. Ass: Fábio Clei

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  10. Quero Parabenizar a turma pelo trabalho desenvolvido em sala de aula e aqui no Blog. Trabalho com esse nível de pesquisa, só nos ajuda a gregar conhecimento. Por isso, quero deixar aqui minha saudação de gratidão pela BELA apresentação em equipe. Um Forte Abraço em todos e até o próximo semestre. Ass: Fábio Clei

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