terça-feira, 16 de junho de 2009

Considerações: Essa postagem contem um texto já existente no blog, porem com informações complementares referentes à fonte de pesquisa do mesmo, e logo após segue-se uma pesquisa sobre as comunidades de Tessalônica, Colossos, e Corinto, espero poder ajudar com essas informações na compreensão e na leitura das mesmas.
Josenelio de Mendonça Alves


COMPOSIÇÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES PAULINAS

BASEADO NO LIVRO*HISTÓRIA SOCIAL DO PROTOCRISTIANISMO, DE EKKEHARD W. STEGEMANN, E WOLFGANG STEGEMANN , PUDE TER UMA IDÉIA DE QUE NAS COMUNIDADES PAULINAS ENCONTRAVA-SE UMA DIVERSIDADE DAS CLASES SOCIAIS DA ÉPOCA,. INDO DO ESTRATO SUPERIOR ATÉ O INFERIOR.
ESSA ERA UMA DAS QUESTÕES MAIS DELICADAS PARA PAULO, QUE TANTO INSTRUIA OU RICO, COMO AO POBRE, COMO DEVERIA AGIR UM COM O OUTRO; NUMA COMUNIDADE ONDE TANTO HAVIA O ESCRAVO, COMO O SENHOR DE TERRAS, O QUE SE CONFIRMA NA CARTA A FILEMOM, QUE ERA UM PROPRIETARIO DE TERRAS E DE ESCRAVOS, E VEMOS PAULO INTERSEDENDO POR ONESIMO ANTE ELE ,E COMO ONESIMO, VIVIAM OUTROS ESCRAVOS, AMPLIATO, URBANO E TARSO(RM. 6:8-22).
DO EXTRATO SUPERIOR NÃO SE TEM MUITOS RELATOS ,POREM PODEMOS DESTACAR DESSES:
*FILEMOM, EM COLOSSOS ; QUE ERA DONO DE TERRAS E DE ESCRAVOS.
* PRICILA E AQUILA, EM ROMA; CASAL JUDAICO DE ARTIFICES QUE APESAR DE NÃO SER ENQUADRADO NO ESTRATO SUPERIOR TINHA BÕAS CONDIÇÕES FINANSEIRAS.
* ESTEFANAS, EM CORINTO; TAMBEM ERA PROPRIETÁRIO DE CASAS ONDE OS CRENTES SE REUNIAM.
* FEBE, QUE TINHA PERTENSIDO AO ESTRATO SUPERIOR BEM CENCREIA, TINHA RIQUESAS COMO TAMBEM INFLUENCIAS SOCIAIS E JURIDICAS, E TAMBEM PRSTAVA AUXILIO ECONÔMICO À COMUNIDADE E A PAULO, SENDO QUE O MESMO A CHAMOU DE PATRONA (TITULO DADO A PESSOAS QUE EXERCIAM ALTORIDADE SOBRE A COMUNIDADE)
* GAIO, CIDADÃO ROMANO, POSSUIA UM CASA SUFICIENTIMENTE GRANDE PERA REUNIR TODOS OS CRENTES EM CRISTO NA CIDADE DE CORINTO.
CONFIRMANDO ASSIM UMA ESCALA SOCIAL AMPLA NAS COMINIDADES PAULINAS.

__________________________________________________________________________

*STEGEMANN, W. Ekkehard, Wolfgang._ Historia Social do Protocristianismo, (Os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo Mediterrâneo) Pgs. 325-334











Contraste entre as comunidades de Tessalônica, Filipos e Corinto dentro de uma visão social.

Tessalônica:
A cidade de Tessaônica possuía uma população heterogenia, onde alem dos macedônios e gregos, muitos italianos, sírios, egípcios, e judeus iam àquela cidade para tentar melhorar a vida, porem a realidade era outra, pois a cidade era sustentada pelos altos impostos cobrados aos povos dominados, e a pobreza alcançava os milhares, sendo fortalecida somente uma elite apoiada pelo governo romano. No tempo do cristianismo ela era a cidade mais importante da Macedônia, porque Roma havia construído varias estradas importantes que passavam por ela e porque ela possuía um porto importantíssimo que favorecia o comercio na mesma.
E a comunidade de Tessalônica era formada na sua grande maioria pela classe menos favorecida, que eram os, escravos , trabalhadores de construção civil, pescadores, peões da agricultura, metalúrgicos, artesões, trabalhadores da construção naval, desempregados, e todos aqueles que faziam os trabalhos pesados, Paulo chega a mencionar a pobreza das comunidades da Macedônia para confrontar os coritios, no que se tratava da coleta anual, para ajudar a comunidade de Jerusalém.
* “Os três evangelizadores que escreveram 1 Ts. (Paulo, Silvano, e Timóteo), criticaram os medrosos , os indisciplinados, e os fracos que não participavam das organizações dentro da igreja, e mostravam que a consciência de classe vem da pregação da Palavra de Deus que produz efeito(Ts. 2:13-14), aos poucos a classe dominante começava a ser incomodada pelos cristãos(que eram os dominados); particularmente os judeus aliados ao poder romano, eram os primeiros perseguidores, pois temiam que sua religião fosse confundida pelos mesmos, com a seita dos cristãos.”
Em tessalônica o evangelho era o anuncio dos irmãos pobres à margem do sistema imperial romano, convocados a se organizarem (1 Ts.4:9-12).
_______________________________________________________________________

*Revista estudos bíblicos nº 25, 1990, vários autores: Pg. 13




FILIPOS:
A situação da cidade Filipos não era tão diferente da de tessalônica, pois as duas estavam na mesmas região, porem Paulo faz mansão de algumas atitudes dessa comunidade que nos faz entender que ela não era rica, mas também não era miserável, como poderíamos entender se fossemos levar ao pé da letra a expressão usada por ele (abismal pobreza), quando se fala de comunidades da Macedônia,(2 Cor. 8:2), pois as mesmas colaboravam freqüentemente e de maneira bem generosa com os irmãos de Jerusalém, e com o apóstolo, motivo pelo qual o mesmo as elogia muito, dando-as como exemplo para as outras comunidades, claro que isso não nos faz entender que seus membros faziam parte da classe alta mas que muitos deles tinham algum tipo de renda,(como o exemplo de Lídia que era vendedora de púrpura,produto caríssimo; a mesma hospedou o apóstolo em sua casa, ela é citada por Lucas em At.16:14-15),que os possibilitavam de sempre estarem colaborando com a coleta anual, e com o sustento do apóstolo Paulo, e podemos ver essa realidade quando Paulo comenta sobre as ajudas que ele recebeu dos filipenses,(Fl.4:16 e 2 Cor.11: 9 ), alem dos gastos com o emissário, Epafrodíto, que passava meses viajando por conta da comunidade para levar os mantimentos para o apóstolo, isso mostra principalmente o caráter da comunidade, que era profundamente cuidadosa com o seu fundador.
Quanto à formação étnica dessa comunidade pode-se destacar os judeus (pelo fato de Paulo sempre ter pregado nas sinagogas), gregos e macedônios por serem habitantes daquela cidade, e romanos porque muitos soldados aposentados escolhiam aquela cidade para morarem,e muitas pessoas com costumes pagãos haviam se convertido ao cristianismo, trazendo para aquela comunidade uma variedade muito ampla de culturas.
A INSTITUIÇÃO DOS LIDERES:
Paulo pôs no lugar dos presbíteros, os bispos e os diáconos, nomes esses que faziam parte das instituições gregas, querendo eliminar qualquer tipo de ligação com as sinagogas, também começaram a aparecer as lideranças femininas, que por sinal Paulo exorta a permanecerem em harmonia por estarem tendo problemas de rivalidade de ministérios, encarregando a Sizigo ajuda-las a recuperar a paz, os nomes dessas mulheres eram; Evodia e Sintique, no mundo grego era normal mulheres ocuparem cargos de liderança, e houveram muitas conversões das mesmas, que continuavam ocupando o mesmo papel na comunidade, e Paulo como judeu teve que aceitar essa situação.
* “ Aos olhos de Paulo uma comunidade como a de Filipos é uma ilha de luz e de perfeição no meio de um mundo condenado a morte”
______________________________________________________________________
*Revista estudos bíblicos nº 25, 1990, vários autores: Pg. 42



CORINTO:
Quando se fala de comunidade de Corinto vale-se salientar que é considerada a comunidade paulina mais conhecida, a mesma pertencia a uma cidade muito importante, bem situada geograficamente perto do ponto que ligava a península Peloponeso ao sul e ao restante da Grécia, todo comercio entre o norte e sul da Grécia deveria passar por ela, e alem disso ela se tornou zona de confluência entre o leste e o oeste do Mediterrâneo, pois através dela o trajeto dos navios era diminuído e muito, e tudo isso levou Corinto a ser considerada um dos centros comerciais mais importantes do mundo antigo.
Alem do crescimento comercial a cidade também crescia na área industrial, com a produção de cerâmica, de bronze , e do artesanato em geral , também os jogos instimicos, traziam uma renda muito grande para a cidade, promovendo com isso um crescimento bancário, e muitos estrangeiros iam a essa cidade tentar a vida em alguma forme de trabalho, inclusive o próprio Paulo trabalhou nela fazendo tendas.
Com essa realidade haviam em Corinto pessoas das diversas classes sociais, religiosas, e étnicas,e a cidade era conhecida pela imoralidade e a devassidão, que crescia cada vez mais naquele lugar, e tudo isso refletiu na comunidade cristã naquela cidade, e dento dela tanto havia pessoas da classe baixa ou fracos (artesãos, trabalhadores da construção civil, pescadores, e desempregados), como da classe alta, ou os fortes(donos de propriedades, de escravos, de estabelecimentos comerciais,ou industriais, pessoas que possuíam influencia política e econômica), esse fato causou conflitos na comunidade aos quis Paulo vai combater arduamente em suas cartas, durante um ano e seis meses Pulo esteve nessa cidade e logo após sua partida Apolo esteve lá e pregou uma mensagem bem diferente de Paulo (1Cor.3:10-17), o fato de terem surgido outros pensamentos, também começaram a aparecerem os partidos que nós podemos ver o protesto de Paulo em sua carta .
Paulo classifica a teologia inspirada em Apolo como sabedoria de palavras que ameaça esvaziar a cruz de CRISTO , essa sabedoria está condenada a destruição e é incapaz de conduzir a salvação (1 Cor.1:17-19).
Porem os maires conflitos eram dentro da própria comunidade , entre os fracos e os fortes(pobres e ricos), Paulo se coloca de maneira bem visível como um defensor dos direitos dos pobres, e nessa defesa ele mostra o estrato social existente nessa comunidade, podemos ver:
Uma minoria de: Sábios segundo a carne= Núcleo mais culto e instruído da população.
Poderosos= Possuem estrato social elevado e influencias políticas.
De nobre nascimento= Acedência distinta, alta reputação, e pertencem a alta sociedade.
E uma maioria: Daqueles que eram considerados loucos.
Dos rejeitados.
Dos desprezados.
Dos que não são. (1 Cor.1:26-28)

Paulo tenta trazer a unidade desse corpo mostrando a importância de cada um independente do estrato social dos mesmos, ele tenta também resolver o problema da descriminação dos ricos com os pobres com relação à ceia. E do comer carne, geralmente quem bancava a ceia eram os ricos e os mesmos comiam a ceia antes que os pobres chegassem e Paulo exorta a serem mais compreensíveis, e também sobre o comer carne pois os pobres só podiam comer carne nas festas pagãs da cidade, ou nos banquetes promovidos pelo governo, porem os ricos tinham carne todos os dias à mesa, Paulo não aceitou a colaboração dessa comunidade parra o seu ministério como protesto a favor dos pobres da mesma , e em contradição à ociosidade pregada a favor da classe alta, ele mesmo se propôs a trabalhar para adquirir o seu sustento.

_________________________________________________________________________
Bibliogrfia:
REVISTA ESTUDOS BÍBLICOS Nª25 1990, VARIOS AUTORES
GREED THEISSEN SOCIOLOGIA DA CRISTANDADE PRIMITIVA 1985

Um comentário:

  1. Nélio, boa pesquisa! A riqueza de informações e a apresentação dos contrastes entre as comunidades paulinas foi oportuno. Talvez a articulação poderia ser um pouco melhor. Valeu o trabalho!!!

    ResponderExcluir