terça-feira, 23 de junho de 2009

O Evangelho de Lucas - Café Teológico (Dr. Ágabo Borges)

Método: forma ordenada.
Chave Hermenêutica: “Teófilo”, o possível amigo de Deus
O texto acontece dentro de um contexto e vai se desenvolvendo. “Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a minha petição, que eu lhe tinha pedido (I Sm. 1.27). E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos, até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel (Lc.1.80)”. Essas historias se entrelaçam e vão tomando corpo. Quando Lucas fala da manjedoura em (Lc.2.12), podemos também fazer um contraponto com ( Lv.12.), e isto afirma de forma ordenada como tendo uma trajetória.
O conteúdo do evangelho de Lucas é o Reino de Deus, sendo este reino para os pobres e para as crianças, porque são esses que estão na dependência. O reino não é apenas transcendente pois ele acontece no tempo e no espaço.
1.E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, e para curarem enfermidades;
2.E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
3.E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais dois vestidos. (Lc.9.1-3).
O reino de Deus se faz presente entre nos com o seu poder, seu anuncio e a restauração de vidas. Poder não sobre o outro semelhante mas sobre os demônios e as doenças, aquele quês que são enviados para anunciar não levam apenas a mensagem mas, o próprio reino que é evidenciado com as curas e a comunhão. Os discípulos só levam o reino de Deus, não levam alfoge nem pão para assim poderem fazer possível a partilha que é essencial.
Quem são os discípulos de Jesus?
3,5,12,70? Quantos são?
Em Lucas 10.38-42, podemos observar dois modelos de discípulos: Marta e Maria. Discípulo que serve e discípulo que aprende. O assentar-se é atitude de discípulo é foi o que Maria fez, assentou-se aos pés de Jesus assim como Paulo se assentou aos pés de Gamaliel em (At.22.3.). Lucas não deixa as mulheres anônimas, ela são destaques no reino de Deus, e como discípulas são confiam no seu mestre e não esquece dos seus ensinamentos, como podemos ver em (Lc.24.5-6).

A comunidade lucana se situa na palestina e tem vivencia na galiléia.
Jesus é formado na escola de João o batismo é a formatura.
Havia um intercambio entre essas duas escolas, os discípulos de João querem saber de Jesus, os discípulos de Jesus querem aprender a orar como os discípulos de João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário